segunda-feira, 10 de julho de 2017

Deliciosos muffns veganos


A Inês David, no seu primeiro livro, dá-nos uma receita de pão de banana que adaptei para uns maravilhosos muffins com cobertura de mirtilos. Deliciosos para o pequeno-almoço ou snack, prometo que vão cativar qualquer um.

Dei uma vista de olhos pelos meus posts anteriores e percebi que todas as receitas que têm sido publicadas são de sobremesas..(Acreditem que eu era uma pessoa que se recusava a cozinhar sobremesas/bolos.. mas que ficou completamente rendida! )

Estes muffins de banana são ainda mais especiais por serem veganos - sem qualquer ingrediente de origem animal - e sem açúcar - apesar de poderem substituir a geleia de arroz por açúcar se assim o desejarem. Para não falar dos pratos bonitos onde estão, pintados pela minha querida Avó há 13 anos atrás. Sei que ela gostaria que eu os usasse para fazer coisas bonitas e sem crueldade!

A banana e a maçã adoçam os muffins e a primeira faz com que não seja necessária a utilização de ovo (sabiam que 1/2 banana esmagada faz o efeito de ovo?). Já os toppings, ficam de acordo com a vossa criatividade e imaginação - utilizem diferentes iogurtes, creme de coco, fruta, sementes, bagas e, acima de tudo, divirtam-se a fazê-los!


Muffins de banana 
(Adaptado do livro: Como Assim, Vegan?, Inês David)

180g de farinha de trigo integral
2 bananas grandes (muiiito) maduras
40 ml de óleo de coco derretido
2 c sopa de geleia de arroz (ou outro adoçante  não refinado).
Se forem gulosos, provem no final e vejam a necessidade de aumentar !
50g de puré de maçã
50g de iogurte vegetal
1/2 c chá de fermento
1 c chá de canela
1/2 c chá extracto baunilha

Toppings:
Iogurte de frutos vermelhos (utilizei de soja, da provamel)
Mirtilos ou outro fruto vermelho

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar pequenas formas de muffins para não pegar ao fundo, com manteiga vegetal ou óleo de coco.
Num processador de alimentos, triturar as bananas até liquidificarem. 
Numa taça, juntar os ingredientes secos - farinha, fermento e canela. Misturar bem.
Noutra taça, juntar os restantes ingredientes - as bananas já trituradas, o óleo, o puré de maçã, a geleia e o iogurte. Com a ajuda de uma vara de arames, misturar bem até homogeneizar. 
Juntar os ingredientes líquidos aos sólidos e misturar bem.

Despejar a massa nas forminhas e levar ao forno entre 30 a 35 minutos ou até estar cozido (verificar com ajuda de um palito).

Retirar do forno e deixar arrefecer antes de desenformar!


Quer seja em pão, bolos ou muffins, façam a vossa criatividade vir ao de cima! Sejam criativos e usem e abusem dos toppings! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário