segunda-feira, 29 de maio de 2017

Taça de frutos vermelhos


Um pequeno almoço rápido e que salta logo à vista pelas cores e texturas. Um pequeno almoço que nos faz logo começar bem o dia (mesmo que seja segunda feira). Uma explosão de energia, de fruta e de sabores bons! É só triturar tudo e.. voilá! Sim. Garanto-vos que já podem deixar os iogurtes de lado.
Tenho andado numa fase em que me custa comer de manhã. Costumo exagerar (muito) dos batidos por ser o mais rápido de fazer e não ter de pensar muito no assunto. Para quem tem mau humor matinal, é só pegar e ir embora. Por isso, nesta fase, qualquer coisa nova me sabe bem. É por isso que agora, esta taça de fruta, é a minha nova perdição. Sabores novos e pratos que convidam também pelo aspecto. Uma óptima forma de começarmos o dia - e também uma boa forma de as crianças começarem o dia a comer de forma saudável e sem crueldade.

Contrariamente ao que parece, este pequeno almoço também é muito rápido - se, obviamente, não se preocuparem tanto em pôr os toppings todos bonitos e alinhados! Costumo preparar a fruta na noite anterior, lavada, e depois é só pôr no robot de cozinha. Dá para levar em frasquinhos para o trabalho (tipo puré de fruta) com os toppings que mais gostam. 


Uma taça nutritiva, doce, refrescante.. e super personalizável!



Taça de frutos vermelhos

1 banana madura (pequena, da madeira)
1 mão de morangos
1 mão de framboesas
Geleia de arroz - opcional

para o topping:
Mirtilos
Framboesas
Nozes
Amêndoa
Avelã

Num processador de alimentos, colocar a fruta fresca - banana, morangos e framboesas. Triturar até obter um puré de fruta homogéneo. Se necessário (e se forem muito gulosos, porque com o açúcar da banana não há muita necessidade de colocar mais adoçante!), adicionar a geleia de arroz e voltar a envolver.

Colocar num prato. Decorar com os toppings que mais gostam. Neste caso, utilizei mirtilos, framboesas, nozes e amêndoas aos bocadinhos e avelã moída. Podem também utilizar chia, aveia, granola, coco, outros frutos secos e fruta fresca. Sejam criativos e façam a taça ao vosso gosto!

Ponham mãos à obra!

Sem comentários:

Enviar um comentário