segunda-feira, 15 de maio de 2017

Faz-me favas com chouriço!


Lembram-se de vos falar da nossa horta? Sim, a nossa querida horta que tanto gostamos de cuidar. Essa mesmo. Pois bem, as favas e as ervilhas já foram apanhadas e continuam a faltar as cenouras e o feijão verde, que ainda não cresceram o suficiente. 

Hoje mostro-vos que prato vegetariano delicioso podem fazer com estas leguminosas ricas em proteína. 


Já aqui disse que gosto muito de conseguir acompanhar todo o processo até os alimentos chegarem ao nosso prato. É mesmo bonito, e até algo terapêutico, poder ver tudo desde o início. Desde o princípio, em que o alimento é só uma semente pequenina. Acredito, também, que a forma como cuidamos dos alimentos que comemos (muito antes de chegarem ao nosso prato) influencia tudo. De certeza que uma horta que não é cuidada com amor não vai ter alimentos tão bonitos para oferecer (ou sequer nos vão saber tão bem).

Bem sei que as favas não são dos pratos mais apreciados, por terem um sabor forte principalmente para crianças. Mas aprende-se a gostar. E vale a pena pelos enormes benefícios que têm. Lembro-me de a minha avó fazer e eu torcer quase sempre o nariz! Demorei algum tempo até perceber que adorava. 

As favas são um hidrato de carbono e leguminosas muito importantes na alimentação (não só vegetariana), por serem ricas em proteína, fibra, ferro, potássio, zinco, magnésio, fósforo e vitamina A e dos complexos B e C. São saciantes e muito nutritivas.

Como o prato de favas não fica completo sem o chouriço, escolham um de que gostam ou façam-no em casa (com soja, alho, pimenta, pimentão doce, polvilho doce e azedo e ervas aromáticas). Existem algumas marcas à venda nas grandes superfícies, com tripa sintética!




Favas com chouriço
(receita adaptada do livro cozinha vegetariana para quem quer ser saudável, Gabriela Oliveira)

3 cháv de favas
1 cebola
2 dentes de alho
1 tomate grande maduro
2 folhas de louro
chouriço vegetal (soja e seitan) cortado às rodelas

1/2 c café de pimentão doce
1 ramo de coentros
1+1/2 cháv de água

sal qb
azeite qb

Escolher as favas pequenas e tenras e passar por água. 
Picar a cebola e o alho. Cortar o tomate em cubos pequenos.

Numa panela com um fio de azeite, refogar a cebola e o alho com o louro (retirando a nervura do meio). Juntar os cubinhos de tomate e deixar cozinhar até ficar desfeito. Adicionar as favas, o pimentão doce e o sal. Adicionar a água e deixar cozinhar entre 15 a 20 minutos. A 5 minutos do final, adicionar as rodelas de chouriço vegetariano. Retirar o louro. Adicionar os coentros e servir!

Ideias
- Podem optar por adicionar tofu ou seitan, em vez do chouriço
- Servir com arroz/ couscous integral/ trigo sarraceno/millet e salada
- Fazer favas à bulhão pato!



Vamos experimentar esta nova versão de favas, tão melhorada? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário