sábado, 12 de novembro de 2016

Favas estufadas


Sabem aquelas refeições que são mesmo de Inverno e nos sabem tão bem nos dias de frio? Ok, esta é uma delas e uma das minhas favoritas também. Um prato típico português de favas com chouriço mas em versão cruelty free! Sei que não são muitos os amantes de favas mas.. dêem-lhes uma oportunidade! :)

Soube há pouco tempo, e depois de uma consulta de naturopatia, que era intolerante ao glúten. Nada que não suspeitasse por ter todos os sinais e sintomas de uma típica intolerância. Desde aí que praticamente não como nada com glúten e tenho ainda mais atenção aos rótulos. Na altura pensei que seria uma limitação, até porque o não-vegetariano cá de casa adora seitan. Mas, na verdade, até é fácil de controlar. Mas, como tive um súbito desejo de comer favas com seitan e decidi não o contrariar.. fechei os olhos por uma refeição e fiz favas com seitan para aquecer o corpo e a alma!

De qualquer forma, para quem tem este tipo de intolerância, é fácil contornar a situação e usar outros ingredientes como o tofu ou a soja.
As favas são uma óptima fonte de fibras, essenciais para o bom funcionamento intestinal e protecção das mucosas do cólon, ajudando a rápida eliminação de toxinas. São ricas em phytonutrientes com propriedades antioxidantes e ajudam a baixar os níveis de colesterol. Contêm L-Dopa, um percursor dos neuro transmissores como a dopamina, responsável pelo bom funcionamento dos movimentos corporais. As favas frescas são ainda muito ricas em folatos, que juntamente com a vitamina B12, são essenciais para a formação e divisão das células, tornando-se especialmente importantes durante a gravidez. São ainda uma das maiores fontes vegetais de potássio, que ajuda a contra balançar os efeitos do sódio no coração e na pressão sanguínea.    Joana Alves, Le Passe Vite
Acrescentei um bocadinho de arroz integral, simplesmente por gulodice. Não era preciso. Este prato já é suficientemente nutritivo :)


Favas estufadas com seitan e chouriço

250g de seitan (cortado aos cubinhos)
1/2 chouriço/farinheira de soja (cortado em fatias)
200g de favas
1 cebola
2 dentes de alho picados
Pimentão doce qb
2 c de sopa de polpa de tomate
Louro
1/2 copo de vinho branco
Salsa
Sal e pimenta qb
Azeite qb
Caldo de legumes (homemade, preferencialmente)

Preparação

Cortar o seitan aos cubos e colocar numa taça. Temperar com pimentão doce, sal e pimenta e envolver, deixando apurar pelo menos uma hora.

Numa wok com um fio de azeite, refogar a cebola, o alho picado e o louro (sem a nervura do meio). Acrescentar a polpa de tomate e juntar o chouriço de soja. Mexer e deixar até começar a fritar. Juntar o seitan e envolver. Quando ganhar cor, colocar o preparado numa panela. 

Levar a panela ao lume com o vinho branco, deixando ferver. Juntar as favas e envolver. Quando estiver quente, cobrir as favas com água a ferver. Tapar e deixar cozer em lume brando até as favas ficarem macias (sem se desfazerem). Retificar os temperos e colocar coentros por cima. - ter em atenção para não mexer as favas, para não se desfazerem! Se for preciso, "abanar" a panela!


Não é preciso privarmo-nos dos pratos típicos portugueses!

2 comentários:

  1. A única coisa que gosto das favas é de descascá-las, mas tenho de fazer esse prato para o guloso da casa.
    Obrigada pela partilha<3

    ResponderEliminar
  2. Mel, costumava fazer isso mas directamente no prato ahah. Agora já me habituei a comer assim :)

    ResponderEliminar