quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Fast food? Sim, mas vegan e homemade!


Desde que a minha cunhada se desafiou a ela própria a fazer 52 jantares durante este ano (1 jantar de amigos por semana), que tenho tido presença (ainda) mais assídua na casa que tanto gosto e tenho tido oportunidade de experimentar novas receitas. Ontem foi tempo de fazer um jantar fast food para quatro: hambúrgueres (vegan) de feijão preto. Deliciosos! 
Para mim, são precisas 3 condições para cozinhar: ter música na cozinha, ter tempo e ter vontade. A música serve de inspiração e o tempo e a vontade ajudam a que o prato transpareça carinho e dedicação. Claro que num mundo cor de rosa seria assim. Infelizmente, a correria do dia a dia raramente deixa que tudo fique perfeito e é por isso que adoro cozinhar nos meus dias de folga.

Jantar na casa do meu irmão e da minha cunhada significa conversas sem filtros, alegria e partilha. Nada melhor para juntar a este ambiente que uma refeição de fast food saudável e sem crueldade. 

Abri, uma vez mais, o livro "Natural - o grande livro da Cozinha Vegetariana" (e a minha grande base para muitas das refeições que faço) da Joana Alves e encontrei estes hambúrgueres que me chamaram imediatamente à atenção!


Hambúrgueres de feijão preto 
(adaptado do livro Natural, de Joana Alves)
500 g de feijão preto cozido
1 cebola
1 talo de Aipo
150g de arroz integral
200g de flocos de aveia
1 mão-cheia de nozes
2 mãos-cheias de coentros frescos
1 c de chá de cominhos em pó
1/4 c de chá de pimenta caiena
1/2 c de sopa de farinha de arroz
Sal e Pimenta preta qb

Acrescentei também óleo de coco e cogumelos frescos.

Preparação

Num processador de alimentos, reduzir os flocos de aveia a farinha. Acrescentar o feijão, o arroz, a farinha, as nozes e os coentros. Triturar até se obter um puré grosso.

Temperar o puré com sal, pimenta preta, pimenta caiena e cominhos. Misturar.
Picar a cebola, o alho e o aipo e refogar numa frigideira com um fio de azeite (utilizei óleo de coco) até que a cebola fique transparente.
Juntar o puré de feijão, misturar e cozinhar por 5 minutos em lume baixo. Verificar os temperos e deixar apurar por mais 5 minutos.
Retirar do lume e deixar arrefecer completamente. Deixar repousar a massa durante 1 hora para ser mais fácil formar os hambúrgueres (comigo não foi necessário). Fazer bolinhas e achatá-las (com ajuda das mãos/colher).
Cozinhá-los/congelá-los (deu para 8 hambúrgueres).
Colocar no forno durante 30 min a 180ºC.
(Enquanto estavam no forno, refoguei cogumelos frescos com molho de soja na wok e coloquei por cima dos hambúrgueres).
Colocar o pão de hambúrguer e servir com alface e arroz!



(os mais gulosos acrescentaram mostarda e polpa de tomate)


Afinal, quem não gosta de fast food?

2 comentários:

  1. ahah, a chamar-me gulosa hein!!
    Tão bonito Maria,obrigada pela tua partilha e pela inspiração! <3
    Adoro ter-te cá em casa também *

    ResponderEliminar